RETRATOS DE SANTA CECÍLIA

Este Blog foi criado em comemoração aos 50 anos de História do Municipio de Santa Cecília... Sua História... Lendas... Legislações... Curiosidades... Aqui você encontrará um acervo histórico que fará você se encantar pela Capital da Madeira do Estado de Santa Catarina.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Formação Cultural


A formação da região serrana de Santa Catarina desenvolveu-se muito lentamente a partir do século XVIII, como rota de tropeiros que partiam do Rio Grande do Sul em direção à São Paulo, e vice- versa, que aqui se estabeleciam.
Mais tarde já nas primeiras décadas do século XIX, grupos chegados da Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, juntaram-se aos habitantes da região, assim o gaúcho, e o paulista, misturaram-se aos índios da região dando origem ao cabloco, de pele avermelhada, com traços misturados de índio e de branco, e com o sotaque e os costumes do gaúcho do paulista, ou seja, o serrano típico.
Os primeiros sinais da formação do povoado de “Nossa Senhora da Conceição” (atual Curitibanos), de onde proveio a localidade “Corisco” (atual Santa Cecília), remetem a chegada dos Farroupilhas nesta região, por volta de 1839, republicanos Farroupilhas e as forças Imperiais.
Com isso muitos gaúchos remanescentes dos farrapos permaneceram nesta região, juntamente com paulistas e outros gaúchos tropeiros de gado, que mesclaram-se com os índios da região, o que deu origem aos cablocos e as primeiras povoações concentradas.
No século XIX, a chegada dos europeus e a sua mistura com os cablocos da região deram origem a uma sociedade baseada no latifúndio, no apadrinhamento e na violência, donde também denota-se todo o costume do fazendeiro gaúcho que influenciou a influencia na cultura da região até os dias atuais.

Nenhum comentário: